5 tendências para o e-commerce em 2023

Você tem o costume de comprar pela internet? Saiba que esse comportamento vem crescendo nos últimos anos e promete aumentar em 2023. Confira neste artigo 5 tendências no e-commerce em 2023 para você fazer o seu planejamento de marketing e sair na frente!

Você tem o costume de comprar pela internet? Saiba que esse comportamento vem crescendo nos últimos anos e promete aumentar em 2023. Segundo o relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, as vendas do e-commerce no Brasil devem avançar 95% até 2025.

Essa adesão se dá devido a fatores como a praticidade de comprar e receber o produto sem sair de casa, preços mais baixos que nas lojas físicas e promoções que só se encontram online.

Neste artigo separamos 5 tendências no e-commerce em 2023 para você fazer o seu planejamento de marketing e sair na frente!

1.  Utilização de dispositivos móveis na realização de compras

Também conhecido por mobile commerce, consiste na compra e venda de produtos através de sites, aplicativos ou nas redes sociais utilizando o dispositivo móvel. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box em conjunto com Mobile Time em abril de 2022 afirma que 81% das pessoas já haviam realizado pelo menos uma compra por smartphones.

Levando isso em consideração, é importante que sua empresa esteja presente nas redes sociais, tenha um aplicativo próprio da marca ou tenha um site responsivo e adequado para um marketplace.

2.  Marketplace

Em crescimento desde 2010, esse modelo de negócio vem mudando o comércio eletrônico. Segundo uma pesquisa da Mirakl, mais da metade das compras realizadas online foram em marketplaces, graças a isso a quantidade de empreendedores na internet aumentou.

É o caminho ideal para quem deseja começar com um investimento pequeno, com a oportunidade de apresentar seu produto para um público diverso e com possibilidade de grande alcance de vendas.

3.  Estratégia omnichannel

“Omni” quer dizer “tudo” em latim, enquanto “channel” é a palavra em inglês para “canal”. Logo, omnichannel pode ser traduzido como “todos os canais”. Seria a integração entre o online e físico, uma ligação entre todos os canais de vendas, a comunicação e divulgação de uma marca de forma a entregar a melhor experiência ao cliente.

O consumidor tem ficado cada vez mais exigente com a entrega de suas marcas, logo, o caminho de compra deve ser facilitado ao máximo, desde a pesquisa pelo produto no Google até a efetiva compra no marketplace da marca.

4.  Social commerce

Hoje as redes sociais têm uma enorme influência no poder de compra dos consumidores, principalmente pela comodidade da compra, ao analisar no conforto de sua casa infindáveis reviews sobre o produto desejado, como também pela possibilidade de se mapear o comportamento do consumidor e direcionar campanhas de marketing e publicidade.

Sendo assim, as empresas devem ter como prioridade uma presença digital coerente e ficar cada vez mais próximas de seu consumidor.

5.  Inteligência artificial

Com o intuito de automatizar ainda mais as operações e personalizar a experiência de cada internauta, a utilização de ferramentas como a inteligência artificial (IA) está cada vez mais em alta. Existem vários tipos de IA, uma das mais conhecidas são as assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon e a Siri, da Apple, por exemplo.

Porém, ferramentas como o Google, as redes sociais e até canais de streaming como a Netflix, utilizam inteligência artificial para otimizar a experiência do usuário quando conectado a elas. Aqui damos destaque especialmente para o comércio eletrônico, que consegue mostrar os produtos mais relevantes em vitrines inteligentes e personalizadas.

Em suma, podemos afirmar que com o passar dos anos os hábitos de consumo mudaram e a própria forma de compra e venda passou por transformações, sendo uma delas o comércio online. Por isso, é importante manter-se atento às tendências do e-commerce para manter seu público atualizado e seu negócio relevante e atrativo.

Samantha Zschornack

Samantha Zschornack

Formada em Design de Moda pela Universidade Católica de Pelotas/RS, especialista em marketing para lojas de moda, beleza e lifestyle e key account da HUNTER, assessoria em marketing de performance em Capão da Canoa, no litoral norte gaúcho. A amiga que mora na praia, mãe de Pet, não dispensa um docinho, ainda mais se for o pelotense.

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