Top 3 tendências de marketing para 2023: Sua empresa está preparada?

Neste artigo, você irá conferir as principais tendências de marketing para 2023. Afinal, para ter sucesso nos negócios, você deve ficar atualizado e colocar em prática as técnicas que geram mais resultados.

Nesse sentido, se você é um empreendedor iniciante ou já consolidou a sua marca no mercado, precisa conhecer as tendências de marketing para 2023. O mundo está em constante mudança. Logo, quem se atualiza tem mais vantagens competitivas e se destaca diante da concorrência.

Uma estratégia de marketing bem feita é o motor que impulsiona a construção de um negócio de sucesso. Portanto, continue a leitura e fique por dentro do que há de mais inovador do mundo do marketing.

Top 3 tendências de marketing para 2023

O mundo muda de forma dinâmica. No mundo dos negócios não é diferente. Logo, os cuidados com os seus produtos e serviços precisam de atenção constante. Do mesmo modo, você deve ficar atento ao marketing do seu negócio. Afinal, ele cria o seu nome no mercado e é fundamental para atrair e reter clientes.

O que as pessoas esperam das marcas hoje é totalmente diferente do que aspiravam há cinco anos. Logo, você precisa se adaptar para continuar no jogo.

Agora, que tal conferir ideias práticas para inovar no seu negócio? Confira o nosso top 3 de tendências de marketing para 2023.

3 – Use mais vídeos e transmissões ao vivo

Assim como aconteceu em 2022, as marcas de sucesso continuarão investindo pesado em vídeos. Nesse sentido, use o YouTube, TikTok e Instagram (Reels). Aproveite o poder dessas ferramentas para envolver e interagir com os consumidores ao longo de 2023.

O vídeo continua sendo um meio cada vez mais popular para contar histórias. Desse modo, as transmissões ao vivo estão ganhando força rapidamente. Afinal, elas permitem que as marcas construam relacionamentos mais próximos com seus públicos. Além disso, esse é um fator essencial para aumentar o nível de confiança na sua empresa.

Sabe por quê? Em primeiro lugar, as lives mostram os “bastidores” do seu negócio. Assim, criam conexões mais profundas com os clientes. Logo, você pode abrir um espaço para perguntas e respostas. Sinta-se livre para criar formas de personalizar ainda mais esse momento.

Em relação aos vídeos, o maior crescimento será dos formatos menores. Veja o gráfico abaixo que se refere às tendências de marketing para 2023 a nível global. Ele mostra o quanto as empresas pretendem investir em cada plataforma.

Nesse sentido, vemos que YouTube Shorts, Instagram Reels e TikTok são formatos de vídeo curto que explodiram nos últimos anos. Isso porque eles são mais propícios ao compartilhamento e a se tornarem virais.

Além disso, os vídeos curtos são a melhor maneira de envolver e entreter o público. Assim, você pode fazer sucesso com relativamente menos esforço e custos. Portanto, invista nesta que é uma das tendências de marketing para 2023. Confira, agora, algumas ideias de vídeos:

  • explore tópicos e dicas relacionados os seu produto ou serviço;
  • agregue conhecimento;
  • crie conteúdo focado na sua marca;
  • use o conteúdo que os clientes geram;
  • faça parcerias com influenciadores.

2 – Conteúdo: uma das principais tendências de marketing para 2023

Há algum tempo, os negócios criavam seus próprios conteúdos escritos (artigos para blog e legendas, por exemplo). Isso porque a demanda era menor. Contudo, há uma crescente necessidade de “alimentar” o público com conteúdo relevante.

Nesse sentido, muitos negócios passaram a deixar a estratégia de conteúdo com profissionais. Afinal, o cenário de conteúdo ampliou-se e tornou-se mais competitivo. Logo, as empresas de todos os segmentos estão vendo a necessidade de criar estratégias profissionais para atingir seu público.

Esse movimento mudou o que esperamos para o marketing em 2023. Logo, veremos um crescimento nos canais de distribuição de conteúdos pagos. Nesse sentido, a nossa dica é que você reserve um orçamento para a parte de conteúdo.

E, é claro, deixe a estratégia por nossa conta! Assim, você atingirá seus objetivos com mais agilidade. Além de investir o seu tempo em outras tarefas relevantes para a sua empresa.

1 – Fique atento às estratégias omnichannel

Apesar de ter um nome complicado, as estratégias omnichannel são simples de se entender. Em outras palavras, elas se referem à criação de uma experiência do cliente integrada em todos os canais e pontos de contato.

Desse modo, essa é uma das tendências do marketing para 2023 que mais fortalecem o vínculo com o cliente. Assim, você irá gerar mais vendas. Afinal, irá envolver o seu público do atendimento da sua loja até os posts das redes sociais.

Esse fator é essencial para manter a competitividade do seu negócio. Assim, você terá um cenário de melhorias e inovação. Agora, confira alguns exemplos desse tipo de abordagem:

  • personalize a sua comunicação;
  • use dados e análises para direcionar os clientes. Desse modo, você transmitirá a mensagem certa no momento certo;
  • passe mensagens consistentes em todos os seu canais de comunicação e pontos de contato;
  • integre suas equipes de vendas à estratégia de marketing. Assim, você garante uma jornada do cliente perfeita. Tudo isso independentemente da forma como o cliente interage com sua empresa.

(Dica bônus) Foco na experiência do cliente: uma das mais relevantes tendências para as estratégias de marketing para 2023

Em primeiro lugar, confira os dados de uma pesquisa realizada pelo HubSpot:

  • o estudo revelou que 17% dos consumidores abandonam uma empresa se outra oferecer uma experiência superior;
  • além disso, 45% dos entrevistados afirmam que param de usar determinado produto ou serviço se a experiência do cliente não for personalizada.

As empresas competem em várias frentes (preço, qualidade, velocidade de entrega). Contudo, todos esses segmentos giram em torno da experiência do cliente.

Portanto, uma das tendências de marketing para 2023 é usar o método omnichannel. Assim, você irá garantir uma experiência de qualidade no mundo online ou offline. 

Além disso, seus pontos de contato presenciais também estarão alinhados com o objetivo. Nesse sentido, você construiu um relacionamento mais forte com os clientes. E, como consequência, irá vender mais e fidelizar.

Você está pronto para encarar os desafios do marketing de 2023?

Agora, você já sabe que as tendências de marketing para 2023 são muito mais do que saber o que o seu cliente espera. Elas requerem que você desenvolva táticas e estratégias para ficar sempre um passo à frente.

As novas tecnologias não param de surgir. Logo, você precisa manter o seu negócio ágil, dinâmico e inovador. Além de ficar atento aos dados dos clientes e do mercado para se manter em alta.

Nós, da Hunter, oferecemos uma assessoria de marketing completa. Assim, oferecemos todo o suporte para desenvolver seus produtos digitais ou físicos. Além disso, temos a solução certa para você. Não importa o tamanho da sua empresa.

Para saber como podemos deixar a sua empresa alinhada com as tendências de marketing para 2023, entre em contato com o nosso time.

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